Ouvir Bem Faz Bem

19_ARTIGO_Rogério-Trigueiro.jpg
Saber ouvir é uma das formas mais eficazes de conhecer alguém e se conhecer na mesma medida. Eu sei, você vai dizer que existe muita gente chata, enfadonha, ditadora, que não as aguenta e todos esses outros justificáveis adjetivos que podemos listar durante todo o dia, mas você já tentou? Você já experimentou conhecer essa arte moldável e completamente adquirível por qualquer um? Já bebeu da fonte uma única vez? Não digo que deva haver uma passividade auditiva, ouvindo e aceitando tudo que alguém lhe fale, não, é o contrário. Mas posso lhe garantir que fica menos difícil ouvir bem e preparar os argumentos certos, se assegurar das palavras certas… Você conta a dez e pronto. Tem que contar novamente. E vai contando.
(…)
Aprender a ouvir com sabedoria abre um leque de outras lições universais que você pode aprender. Autocontrole, autoconhecimento, exercício de paciência, maturidade e todos esses outros novos adjetivos que pode agregar a quem você é. Mas o aprendizado e o conhecimento do outro e d si mesmo é o mais importante, o melhor fruto colhido no meio de toda falação e etc. É verdade quando dizem que você se torna mais sábio quando fala menos. Num instante, você não sabe em que momento, percebe que quem fala menos se compromete menos, se desperdiça menos, erra menos e magoa menos.
(…)
De longe a coisa mais difícil para mim é autocorreção (transformação). Passamos tanto tempo tentando moldar o mundo e corrigir a todos, pelos mais diversos motivos, mais ainda nos perdemos em nós mesmos e nossos mundos vão ficando para trás, ao invés de simplesmente olhar  e redescobrir o respeito por nós mesmos. Esse que vale muito a pena.
Melhorem seus infinitos, queridos!
14938230_368616416816961_4965405759731604654_n
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s