Trate de Ser Feliz Hoje

moradia-9.jpg

Quando eu era criança, sempre estava rodeado de muitas pessoas. As vezes isso era agradável, a única coisa que eu queria naquele momento, mas na maioria das vezes eu fingia ser uma hiena e (mentalmente) afundava minha cabeça no chão e ficava ali por horas… Lembro-me como era complicado ficar sozinho. Brincar sozinho, comer sozinho, pensar sozinho… Isso era muito frustrante, uma vez que eu sempre achei importante estabelecermos uma boa relação com a gente mesmo, sabe?! E é sozinho, pensando sozinho, que eu conseguia ter um vislumbre real de quem queria ser ‘isso na infância, eu falo’, mas que até hoje eu me pego devaneado sobre quem eu me tornei e se essa pessoa que olho no espelho me agrada.

Essa capacidade de se manter sozinho por algum tempo, isolado mesmo, pensando em mim sem a interferência da opinião distorcida de ninguém era algo tão real e necessário quanto sair pra ‘curtir’ com os amigos. Porque eu tive que aprender a ser só, também. Desenvolver a capacidade de me divertir sozinho, comer sozinho, conhecer a mim mesmo sozinho, mas viver a coletividade. A solidão tem sua doçura e magia. É na solidão que você tem o mérito apenas em suas próprias escolhas e as consequências também serão só suas. Você pode e, acho que deve, até ser feliz sozinho para fazer alguém feliz. Você deve conhecer os limites de si mesmo para daí aprender a entender e aceitar alguém que muitas vezes nunca viu na vida. Uma vez que você descobre suas capacidades, sozinho ou não, aprende os valores reais de tudo que o rodeia, de tudo mesmo. Você passa a usar gavetinhas mentais em que nada fica fora do lugar e todos terão seus lugares reservados. Você desenvolve a forma mais eficaz de manter o que serve e descartar o lixo mental do desnecessário. E isso é recompensador.

Hoje, depois de tanto tempo ainda preciso passar um tempo sozinho, comigo mesmo, por pelo menos algumas horas do dia. Esse tempo em que eu me curto e me preparo para sair no mundo e viver lá. Eu posso estar no metrô lotado e me sentir sozinho, posso andar numa avenida movimentada e ainda sim conseguir ter minha paz, mas só porque conheço os meus limites e o que me motiva. Conheço e aprecio tudo em mim e o que não vou gostado eu melhoro. Melhoro por mim e pra mim, mas não tenho dúvidas de que os outros também ganham (e muito), porque tem de mim o melhor que eu consigo ser. E mesmo que minha felicidade não se configure na perspectiva de ninguém, não há ninguém que não queira ser feliz ao lado de alguém inteiro.

14938230_368616416816961_4965405759731604654_n

8 comentários sobre “Trate de Ser Feliz Hoje

  1. mara 22 de maio de 2016 / 19:20

    Amei!!!!! Da solidão chegamos a perfeição. Muito melhor do que a maioria não é? ??
    Parabens Diversos! !!!!

    • Di Alves 22 de maio de 2016 / 19:40

      Fico tão feliz quando leio comentários assim… Tem beleza na solidão, não é Mara?! 💙

  2. paulo 22 de maio de 2016 / 19:48

    Muito bom seu texto, vejo nele uma característica de Clarice Lispector;

    • Di Alves 22 de maio de 2016 / 23:34

      Poxa, Paulo que incrível. Essa percepção é nova, e eu fiquei tão lisonjeado quanto curioso. Por favor, me explique. 😊

  3. Caroline Lopes 23 de maio de 2016 / 04:21

    Que lindo seu texto! Vou compartilhar na minha fan page com certeza, lindo demais ❤ me identifiquei muito!

    • Di Alves 23 de maio de 2016 / 13:18

      Obrigado, meu anjo. Que bom que meu coração toca alguém. Essa é minha maior recompensa. Beijos. P.s. Eu também fucei no seu canal e já segui. Gostei muito. E curti a page também. 💙

  4. O Diario de um e imigrante 28 de maio de 2016 / 21:07

    Eu consigo me identificar bastante com este texto.
    “…ser feliz sozinho para fazer alguém feliz. Você deve conhecer os limites de si mesmo para daí aprender a entender e aceitar alguém que muitas vezes nunca viu na vida. Uma vez que você descobre suas capacidades, sozinho ou não, aprende os valores reais de tudo que o rodeia, de tudo mesmo” ❤ Parabens!!

    • Di Alves 28 de maio de 2016 / 22:24

      Oi, Douglas. Espero que estejas bem. Fico muito feliz com a sua crítica. Muito mesmo. ❤ 🙂

Deixe um comentário

